Pages

domingo, 1 de novembro de 2009

Aipo

















O aipo possui propriedades alcalinizantes, antipalúdicas, aperientes, carminativas, estimulantes, emenagogas, expectorantes, febrífugas, levemente laxantes, tônicas.

Em saladas o aipo preparado crú dá uma salada muito saudável, tônica para o sistema nervoso.
Em sucos é carminativo, diurético, febrífugo, tônico. Fresco é muito bom nos casos da anuria, dismenorréia, nefrite, hepatite, icterícia, hidropisia, gota, reumatismo, escorbuto, febres, debilidade geral. Dá excelentes resultados no paludismo, caso em que se toma uma xícara por dia, dividida em três ou quatro vezes.
Em caldos ou sopas o aipo tem sido recomendado, por alguns médicos contra o reumatismo e a gota.
Em decocção o aipo é eficaz nas enfermidades dos rins e do fígado, na colite crônica, na debilidade digestiva. É poderoso depurador do sangue. Emprega-se bons resultados contra a clorose, a anemia por deficiência de ferro, a anemia perniciosa, o ácido úrico, as afecções catarrais. Usam-se 25 a 30 gramas para 1 litro de água.
Para combater a asma, os catarros pulmonares crônicos, a rouquidão e a afonia, prepara-se um cozimento de uns 30 gramas de folhas frescas em um litro de água, mistura-se com leite fresco, adoça-se com mel, toma-se de manhã em jejum.
Em cataplasmas: As folhas, exteriormente aplicadas, agem como resolutivas nos casos de contusão e como detersivas quando aplicadas sobre as úlceras. As folhas contundidas, misturadas com sal e vinagre, fazem desaparecer a sarna em pouco tempo.
A raiz do aipo é aperiente, estimulante, carminativa, emenagoga, antiescorbútica, febrífuga e diurética.

0 comentários:

Postar um comentário