Pages

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ervilha










Amiga do coração










As ervilhas, complementadas opcionalmente com milho ou outro cereal, são um elemento ideal para os que sofrem do coração.


Propriedade e indicações: As ervilhas cruas contém 78,98 % de água. Há vários nutrientes que se destacam na ervilha:
- Carboidratos: Contém 9,36%. Quantidade significativa, ainda que inferior à da batata (16,4%0. Em sua maioria são constituídos por amido, com uma pequena proporção de sacarose.
-Proteínas: Com os seus 5,42%, supera a batata (2,07%) e se aproxima de cereais como o arroz (6,61%), ainda que esteja longe de outras leguminosas com o feijão (23,4%). As proteínas da ervilha são bastante completas, ainda que tenham carência relativa do aminoácido essencial metiontina e escesso de lisina. Pelo contrário, os cereais têm metionina de sobra, mas lhes falta lisina. Por isso, a combinação de ervilhas e cereais proporciona todos os aminoácidos necessários para o organismo produzir suas proteínas.
-Vitamina B: 100 gramas de ervilha fornecem 0,266 mg de vitamina B, o que supre 18% das necessidades diárias de um adulto. A ervilha é boa fonte de vitamina B2 e B6, niacina e folatos, todas elas necessárias para o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso.
-Vitamina C: As ervilhas fornecem 40 mg para cada 100 g, quase tanto como o limão (53 mg).
As ervilhas também são boa fonte de ferro (1,47 mg/100 g), magnésio, zinco e fibra, e fornecem quantidades significativas de provitamina A (betacaroteno), e vitamina E. Por tudo isso, são recomendáveis especialmente nos seguintes casos:
-Afecções cardíacas: As ervilhas praticamente carecem de gorduras e sódio, duas substâncias que, em excesso, são inimigas do coração. As ervilhas se ajustam muito bem à dieta dos que sofrem de insuficiência cardíaca, lesões das válvulas, miocardipatias (degeneração do músculo cardíaco) e de angina ou infarto.
-Transtornos do sistema nervoso: As ervilhas são ricas em vitaminas do grupo B e em minerais necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso. São apropriadas em casos de debilidade nervosa, neurastenia, irritabilidade, depressão, insônia e outros transtornos funcionais.
-Gravidez e lactação: Por sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais, as ervilhas são recomendáveis para mulheres grávidas e que amamentam. Também são ricas em folatos, que evitam as malformações do sistema nervoso no feto.

0 comentários:

Postar um comentário