Pages

sábado, 17 de outubro de 2009

Artemísia


Dividida em cerca de 400 espécies, essa erva ajuda no tratamento de cólicas, eliminação de vermes e outras doenças gástricas.

A artemisía é uma erva herbácea da família das compostas com mais ou menos um metro de altura. Com folhas verdes fendidas, tem grande quantidade de flores brancas. Muitas vezes é confundida com a losna, pois tem um leve aroma desta planta. Divide-se em cerca de 400 espécies.
Possui propriedades terapêuticas notáveis, sendo empregada para afecções gástricas, hepáticas, cólicas intestinais, na eliminação de vermes e no combate ao acúmulo de gases no tubo digestivo. É eficaz em caso de menstruação difícil e dolorosa e na ausência de menstruação causada por tensão nervosa. Devido aos seus princípios ativos, seus resultados também são positivos no tratamento da epilepsia, convulsões e histeria. As substâncias do cineol e da tujona(terpenos encontrados em seus óleo essenciais) ainda trabalham diretamente combatendo o processo inflamatório.
Como todas as plantas amargas, a artemísia desenvolve efeito tônico sobre o estômago, aumentando o apetite e estimulando a secreção do suco gástrico. Quando usada internamente provoca a expulsão de parasitas intestinais e tem resultado positivo contra os vermes oxiúros.
A artemísia tonifica o couro cabeludo, quando aplicada na forma de loção. Ela fortalece os folículos pilosos e evitaa queda dos cabelos.

Modo de preparao para uso interno:

Prepare o chá com uma colher de sopa de folhas em um litro de água. Tome duas a quatro xícaras por dia.
Como calmante e para aliviar dores musculares e menstruais, ferva durante dez minutos uma colher de sopa de raízes em 1/2 litro de água. Tome meia xícara (chá), quatro vezes ao dia.

0 comentários:

Postar um comentário