Pages

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Banana para hipertensão








A Banana previne a hipertensão arterial e o infarto









A banana contém pequena quantidade de proteínas e pouca gordura. Destaca-se por seu conteúdo em vitamina B6. Três bananas de tamanho médio fornecem a dose recomendada dessa vitamina para um homem adulto. Contém também quantidades significativas de vitaminas C, B1, B2 e E, assim como de folatos. A banana também é rica em minerais, entre os quais se destacam o potássio, o magnésio e o ferro. Sua riqueza em potássio torna-a uma das frutas frescas mais abundantes nesse mineral, somente o abacate e a tâmara superam a banana em potássio. Os dois tipos de fibra vegetal, solúvel e insolúvel, encontram-se presentes na banana numa quantidade bastante importante, tratando-se de uma fruta: 2,4 g/100 g. Essa fibra contribui para a ação hipocolesterolemiante (que faz descer o nível de colesterol) e suavizante intestinal da banana. A banana contém pequenas quantidades de Seratonina. Essa substância, derivada do aminoácido triptófano, realiza diversas funções no sistema nervoso, como vasodilatação arterial, inibição das sensações dolorosas na medula espinhal e sedação nervosa. No entanto, está em estudo o efeito que as pequenas quantidades de serotonina presentes na banana podem exercer sobre o organismo.

Aplicações medicinais da banana

Afecções cardíacas: A banana é fruta ideal para todos os que sofrem do coração (angina do peito, infarto, arritmias, insuficiência cardíaca) ou do sistema circulatório (hipertensão arterial, arteriosclerose), devido à sua excepcional composição:

-Grande teor em potássio e ausência de sódio: Com 396 mg de potássio e 1 mg de sódio para cada 100 g da parte comestível, a banana apresenta o quociente potássio/sódio mais alto de todas as frutas e hortaliças ( carne, peixe e lácteos contêm muito menos potássio e mais sódio). Uma alimentação rica em potássio e baixa em sódio previne a hipertensão arterial as arritmias, a trombose arterial e o câncer.

-Presenção significativa de vitaminas do grupo B, necessárias para que o músculo do coração produza energia, assim como de magnésio, que diminui o progresso da arteriosclerose e previne o infarto.

-Abundante fibra vegetal que faz baixar o nível de colesterol.

-Pequenas quantidades de serotonina de ação vasodilatadora.

Afecções intestinais: Sozinha ou combinada com maçã, a banana dá muitos bons resultados para aliviar as diarréias, tanto em crianças como em adultos. Também se aconselha seu uso abundante como alimento único, durante alguns dias, em caso de doença celíaca (má absorção intestinal acompanhada de diarréia e desnutrição produzida por alergia ao glúten). Como o milho e o arroz, a banana é alimento ideal para os celíacos.

Artrite úrica e gota: A banana provoca alcalinização do sangue, que contribui para neutralizar e eliminar o excesso de ácido úrico causador da artrite e da gota.

Regime baixo em sódio: Sempre que se desejar adotar uma dieta baixa em sódio, a banana é a fruta ideal, pois fornece calorias, vitaminas e outros minerais. Seu uso é recomendado em casos de cirrose hepática, ascite (acúmulo de líquido no ventre), edemas (retenção de água nos tecidos) de origem cardíaca ou renal, nefrite, nefrose e insuficiência renal.

Diabetes: A banana não é contra indicada para diabéticos, embora os carboidratos em forma de açúcares que fornece devam ser controlados. Diferente dos açúcares refinados (açúcar branco) os da banana são absorvidos mais lentamente. Portanto, não produzem elevação brusca do nível de glicose no sangue.

0 comentários:

Postar um comentário