Pages

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Romã


Fruta maravilhosa, decorativa. com sementinhas brilhantes de um vermelho alegre, é muito procurada pelo povo brasileiro. As casquinhas de dentro da fruta são usadas num chá contra diarréia. Alguns socam, trituram essas casquinhas, cobrem-nas com água fria e tomam pela manhã, em jejum, para acabar com vermes intestinais. Outros fazem um chá forte das casquinhas e, enquanto morno, usam-no para gargarejo em caso de amigdalite.

As propriedades medicinais da romã, até há pouco tempo, eram conhecidas apenas pelos interessados em mitologia ou em medicina chinesa antiga. De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade. No Brasil, atualmente, um chá à base de casca de romã está sendo utilizado pelos seguidores da medicina alternativa como antibiótico natural.

A romã, cujas sementes e gosto meio ácido sempre foram apreciados como fruta, vem sendo, agora, considerada também uma moderna fonte medicinal. Cultivada na região do Mediterrâneo, Israel é um de seus grandes produtores, respondendo pela produção anual de três mil toneladas. Atualmente, dois estudiosos israelenses realizam pesquisas sobre tratamentos e produtos derivados da fruta.







0 comentários:

Postar um comentário