Pages

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Calêndula



















Essa planta da horta e do jardim encontra-se aqui relacionada pelos seus provados efeitos antiintlamatórios. O chá pode ser usado para qualquer tipo de inflamação do organismo (reumatismo, sinusite, faringite, etc.). É cicatrizante, o que a torna útil em casos de úlceras do estômago.

Seus poderes são conhecidos há muitos anos: é um anti-séptico e cicatrizante de primeira ordem, principalmente evitando infecções em ferimentos e escoriações. Conta-se que na guerra civil americana, os médicos que atuavam nos campos de batalha utilizavam as flores e as folhas da calêndula para tratar os ferimentos dos soldados. Anos mais tarde, a ciência comprovou os efeitos que aqueles médicos conheceram na prática. Aqui no Brasil, inclusive, seu uso como fitoterápico é aprovado pelo Ministério da Saúde.
A partir da calêndula, a medicina homeopática produz remédios que são usados oralmente, inclusive em períodos pós-operatórios, justamente pelos poderes já citados. Na medicina popular, a planta é muito utilizada para tratar problemas uterinos e cólicas menstruais, estimular a atividade hepática e atenuar espasmos gástricos.
É claro que devem ser evitados exageros ou abusos na aplicação de plantas em tratamentos. No caso da calêndula, é importante esclarecer que, em excesso, a planta pode provocar depressão, nervosismo, falta de apetite, náuseas e até vômitos.

0 comentários:

Postar um comentário