Pages

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Genciana



















A Genciana é antidiabética, antiemética, antiinflamatória, antimicrobiana, aperiente, colagoga, condicionante para os cabelos, venérea, digestiva, emenagoga, estimulante da circulação sanguínea, laxante, sialagoga, tônica estomacal e para o fígado, visícula biliar e todo o organismo, vermífuga.

Indicações: Alergia, amenorréia, anemia, anorexia, artrite, azia, cálculo biliar, circulação, convalescência, debilidade muscular, diabete, diarréia, dor reumática, esgotamento, febre, flatulência, fraqueza geral, gastrite, gota, isteria, icterícia, indigestão crônica, náusea, problema digestivo, resfriado, verme instestinal, vômitos.

Espinheira-Santa













A espinheira-santa é adstringente, analgésica, antiácida (poderosa), antiasmática, antiespasmódica, antidispéptica, antiinflamatória, antiulcerogênica (casca em decocção), anti-séptica, antitumoral, aperiente, balsâmica, carminativa, cicatrizante, colagoga, contraceptiva, desinfetante, digestiva, diurética fraca, emenagoga, eupéptica, febrífuga, estomáquica, laxativa, reguladora da fertilidade, sialogoga, tônica, vulnerária. Indicações: gastrite crônica, gases, fermentações gastrintestinal, doenças da pele (acne, eczema, eczemas, ulcerações, herpes, afecção pruriginosas), moléstias do estômago, úlceras pépticas; males hepáticos e renais; azia, vômitos e digestão, irritações estomacais, atonia gástrica, hiperacidez, gastralgias; inflamação, vômito.

Cavalinha


A Cavalinha é rica em silício, cálcio e potássio. Seu uso mais comum é como diurético. Também é utilizada como cicatrizante, auxiliar no tratamento de infecções dos rins, osteoporose, úlcera gástrica e reumatismos. Esteticamente, a Cavalinha pode ser utilizada para fortalecer as unhas, dar brilho aos cabelos, limpeza de pele e prevenção de estrias.

A cavalinha é uma planta usada com frequência nos períodos de desintoxicação. A cavalinha nasce em terrenos alagados, banhados e à beira de rios. É diurética e hemostática.

Calêndula



















Essa planta da horta e do jardim encontra-se aqui relacionada pelos seus provados efeitos antiintlamatórios. O chá pode ser usado para qualquer tipo de inflamação do organismo (reumatismo, sinusite, faringite, etc.). É cicatrizante, o que a torna útil em casos de úlceras do estômago.

Seus poderes são conhecidos há muitos anos: é um anti-séptico e cicatrizante de primeira ordem, principalmente evitando infecções em ferimentos e escoriações. Conta-se que na guerra civil americana, os médicos que atuavam nos campos de batalha utilizavam as flores e as folhas da calêndula para tratar os ferimentos dos soldados. Anos mais tarde, a ciência comprovou os efeitos que aqueles médicos conheceram na prática. Aqui no Brasil, inclusive, seu uso como fitoterápico é aprovado pelo Ministério da Saúde.
A partir da calêndula, a medicina homeopática produz remédios que são usados oralmente, inclusive em períodos pós-operatórios, justamente pelos poderes já citados. Na medicina popular, a planta é muito utilizada para tratar problemas uterinos e cólicas menstruais, estimular a atividade hepática e atenuar espasmos gástricos.
É claro que devem ser evitados exageros ou abusos na aplicação de plantas em tratamentos. No caso da calêndula, é importante esclarecer que, em excesso, a planta pode provocar depressão, nervosismo, falta de apetite, náuseas e até vômitos.

Assa-Peixe


O Assa-Peixe é Balsâmico, expectorante, hemostático, auxilia nas doenças do sistema respiratório.






O Assa-Peixe é antiasmático, hemorroidário, diurético, expectorante, previne a gripe.
Indicada em casos de asma, bronquite, cálculos renais,dores musculares, gripe pulmonar, pneumonia, resfriado e reumatismo.

Erva Doce


É uma planta aromática muito usada pela indústria alimentícia. O chá adocicado e de sabor agradável é usado para combater a cólica e os gases intestinais. Também é diuretica e expectorante. O chá das sementes provoca o sono, aumenta o leite das mulheres que amamentam, expele os gases do ventre, é bom para dores de barriga nas crianças, e mau hálito. Usar, de preferência, sem açúcar, para não provocar fermentação.

A erva doce é:
  • calmante, cicatrizante, diurética, estimulante e expectorante.
  • Indicada para acidez estomacais.
  • Auxilia em casos de asma, bronquite e tosse crônica.
  • Alivia a cólica intestinal, contração muscular, gases, inflamação, palpitação.
  • Contra dores de barrig, dores de cabeça e vômito.