Pages

domingo, 25 de outubro de 2009

Sálvia
















Sua ação é tônica, digestiva, diurética, hipoglicemiante, carminativa, anti-sudorífica, estimulante, antiespasmódico, emenagoga, andiarréica, anti-septica, adistrigente, anticaspa, antiqueda, antioxidante, emoliente, aromática.

Princípios ativos: gomas, tanino, ácidos orgânicos, resinas, óleos essenciais, etc. Dizem que desde a antiguidade usavam as folhinhas de sálvia para esfregar nos dentes, mas é como remédio para curar esgotamento nervoso, stress e depressão que a sálvia torna-se preciosa à nossa época.




Pode-se usá-la para banhos tônicos muito indicados nos problemas de paralisia facial.




Arruda
















O chá de arruda é um ótimo calmante, alivia dores de cabeça, combate tosses e coceiras.

A arruda é empregada ainda como emplasto no peito para combater a tosse. É muito usada para combater piolhos e coceiras. Ela é usada para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas e, por isso é indicada no tratamento contra varizes. É usado para restabelecer ou aumentar o fluxo mentrual e para combater os vermes. Como uso tópico, o azeite de arruda, obtido com o cozimento da planta é indicado para aliviar dores reumáticas. Seu aroma forte e característico, é considerado um ótimo repelente. Ela é usada no tratamento da conjuntivite, para esse fim, macerar as folhas, adicionar água fervida e passar nos olhos com um algodão, várias vezes ao dia.

Carqueja














A carqueja é útil em casos de anemia, enfermidades do fígado, icterícia e má digestão. É diurética, depurativa e muito rica em ferro.

A carqueja nasce de forma abundante em todo o interior do sul do Brasil. É muito rica em ferro e estimulante da digestão. É constante nas fórmulas de plantas naturais usadas para regime de emagrecimento e um chá muito indicado para períodos de desintoxicação.
A carqueja é indicada para problemas no fígado e vesícula biliar como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite e má digestão. Purifica e desintoxica o sangue e o fígado. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares. É usada também para gripe, resfriado, diarréia, garganta inflamada e diminui a pressão.

sábado, 24 de outubro de 2009

Poejo
















Contra tosse, bronquite, insônia, acidez estomacal, arrotos, febre e gases. Eficaz também para transtornos menstruais , crises nervosas e reumatismo.

Medicinal

O poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico. Isso devido seu óleo essencial e taninos, além da carvona, pulegona e mentol. As pessoas que sofrem de hipocloridria podem se beneficiar com o uso do chá de poejo misturado com algumas gotas de suco de limão. Alivia inflamação e fermentação intestinal, enjôos, azia.É um excelente coadjuvante para estados gripais.Um escalda pés de poejo também é excelente para alívio da gripe e resfriados.A ingestão da planta também é indicada no combate a vermes intestinais.

  • Infuso: 5 gramas da erva em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia, após as refeições.


Cosmética

O poejo presta-se a um delicioso banho estimulante. Ferva 100 gs de folha em 2 litros de água por 10 minutos. Coe e dissolva 2 colheres de sal grosso. Acrescente à água da banheira.

Utilização

  • Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris
  • Uso culinário: Tempera saladas de frutas e verduras, aromatiza sucos e drinques.Chás refrescantes de verão e também usado nos molhos de mentas para acompanhar carnes de carneiro e ovelha.
  • Uso mágico: Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva de paz, e plantado perto da casa acaba com as brigas. Traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção.





domingo, 18 de outubro de 2009

Eucalipto
















Natural da Austrália, essa planta pode atingir 100 metros de altura. Suas popriedades são conhecidas por purificar o ar da região onde estiver presente. Seus princípios ativos são: resinas, tanino, ácido gálico e a perfumadíssima essência eucaliptol.



Por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, desinfetantes, torna-se extremamente útil nos tratamentos que exijam banhos de assento, de tronco,locais, etc.

O óleo de eucalipto é curativo nas gripes e resfriados com tosse. Por serem voláteis, suas propriedaes podem atuar nos pulmões, faringe e amígdalas. Para esse fim, recomendam-se umas três gotas do óleo de euclipto em uma colher de mel, aquecido como xarope.

O chá de suas folhas ainda pode ser usado para emplastos, vapores e inalações. O óleo não serve para banhos.

sábado, 17 de outubro de 2009

Refresco de hortelã com maçã


Ingredientes

15 folhas de hortelã

2 maçãs
1 litro de água gelada
Mel, adoçante ou açúcar

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, a hortelã, as maçãs sem sementes e a água. Peneire e adoce a gosto. A maçã pode ser substituida por abacaxi.

Hortelã










A hortelã é rica em vitaminas C e A, cálcio e ferro. A vitamina C é um antioxidante poderoso e ajuda a sintetizar o colágeno. A vitamina A faz bem para a pele, os cabelos e os ossos. O cálcio atua na formação de ossos e dentes, e o ferro faz bem para o sangue.

Na hortelã estão reunidas, em elevado grau, as propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, etc. Prescreva-se a hortelã como remédio na atonia das vias digestivas, flatulências, timpanite (especialmente a de causa nervosa), cálculos biliares, icterícia, palpitações, tremedeiras, vômitos (por nervosidade), cólicas uterinas, dismenorréia. É um medicamento eficaz contra os catarros das mucosas, já porque favorece a expectoração, já porque combate a formação de novas matérias a expulsar. Aplica-se o sumo embebido em algodão para acalmar as dores de doentes.

Às crianças que tem vermes intestinais, administra-se um chá de hortelã, liberta-las dos parasitas que as atormentam. As mães que amamentam devem tomar este chá, para aumentar a secreção do leite.


Artemísia


Dividida em cerca de 400 espécies, essa erva ajuda no tratamento de cólicas, eliminação de vermes e outras doenças gástricas.

A artemisía é uma erva herbácea da família das compostas com mais ou menos um metro de altura. Com folhas verdes fendidas, tem grande quantidade de flores brancas. Muitas vezes é confundida com a losna, pois tem um leve aroma desta planta. Divide-se em cerca de 400 espécies.
Possui propriedades terapêuticas notáveis, sendo empregada para afecções gástricas, hepáticas, cólicas intestinais, na eliminação de vermes e no combate ao acúmulo de gases no tubo digestivo. É eficaz em caso de menstruação difícil e dolorosa e na ausência de menstruação causada por tensão nervosa. Devido aos seus princípios ativos, seus resultados também são positivos no tratamento da epilepsia, convulsões e histeria. As substâncias do cineol e da tujona(terpenos encontrados em seus óleo essenciais) ainda trabalham diretamente combatendo o processo inflamatório.
Como todas as plantas amargas, a artemísia desenvolve efeito tônico sobre o estômago, aumentando o apetite e estimulando a secreção do suco gástrico. Quando usada internamente provoca a expulsão de parasitas intestinais e tem resultado positivo contra os vermes oxiúros.
A artemísia tonifica o couro cabeludo, quando aplicada na forma de loção. Ela fortalece os folículos pilosos e evitaa queda dos cabelos.

Modo de preparao para uso interno:

Prepare o chá com uma colher de sopa de folhas em um litro de água. Tome duas a quatro xícaras por dia.
Como calmante e para aliviar dores musculares e menstruais, ferva durante dez minutos uma colher de sopa de raízes em 1/2 litro de água. Tome meia xícara (chá), quatro vezes ao dia.

Beterraba




O suco e a salada de beterraba cozida servem para enriquecer a alimentação de doentes de circulação e do metabolismo, assim como anemia.









A beterraba é uma raiz rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de se destacar por ser o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro. Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante.

Dentre os benefícios que traz ao organismo pode-se destacar: combate contra a anemia, a perda excessiva de líquidos, problemas no baço e fígado, prisão de ventre e outros. Pode ser consumida crua ou cozida, sob a forma de sucos, saladas, bolos, refogados e em omeletes.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Soja


Diminui a retenção de líquido no corpo, tratamento da malária, combate o cálculo renal, ajuda a evitar o câncer, vasodilatador, antibiótico, tratamento do reumatismo e combate fungos.


A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento anti-oxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.

Cenoura






Antialérgico, anti-inflamatório, combate a dor muscular, anestésico, tratamento do câncer da mama, bexiga e próstata, laxante, combate viroses, antioxidante, reduz o colesterol, vasodilatador, tratamento de asma, previne a catarata.

A cenoura é uma grande fonte de vitamina A. Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.

Cebola
















Previne doenças cardiovasculares, antioxidante, antialérgico, anti-inflamatório, antibiótico, dissolve gorduras.


A cebola é uma ótima aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. Ela promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago.

Os benefícios da cebola devem-se a presença de substâncias como,quercitina, um agente antioxidante.

Daí a sua ação em auxiliar na redução do colesterol e o aumento do colesterol HDL (bom colesterol).Ela também,ajuda na redução da pressão arterial e evita a formação de coágulos sangüíneos.

Outra substância encontrada na cebola é a olerícola. Trata-se de uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, evitando assim os entupimentos das artérias.

Berinjela



Auxilia na prevenção do câncer, antidepressivo, analgésico, reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico.


A berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
É um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético. A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre.

Acelga


Anticoagulante, antialérgico, antiinflamatório, combate viroses, diurético.


A acelga é rica em niacina, vitamina A e vitamina C, fibras que auxiliam na função intestinal. A vitamina A é boa para a visão, saúde da pele e mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina C previne infecções, problemas da pele, hemorragias, fragilidade dos ossos. A niacina evita problemas do sistema digestório e nervoso. Contém poucas calorias, é usada em saladas, ótima opção para quem está de regime. Pode ser consumida crua, cozida ou refogada, misturada a frutas e legumes crus, massas, com frango, atum e carnes. O suco da acelga misturado a uma colher (sopa) de azeite é indicado como laxante. Ao comprá-la prefira as folhas novas, sem manchas e brilhantes, de cor verde-clara e talo verde-esbranquiçado. O consumo da acelga deve ser moderado pelo alto teor da substância oxalato, que prejudica a absorção de cálcio no organismo. Quanto ao uso medicinal, pode ser utilizada em micoses, cicatrizes, doenças circulatórias, age como antioxidante e é eficaz contra os cálculos biliares.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Banana para hipertensão








A Banana previne a hipertensão arterial e o infarto









A banana contém pequena quantidade de proteínas e pouca gordura. Destaca-se por seu conteúdo em vitamina B6. Três bananas de tamanho médio fornecem a dose recomendada dessa vitamina para um homem adulto. Contém também quantidades significativas de vitaminas C, B1, B2 e E, assim como de folatos. A banana também é rica em minerais, entre os quais se destacam o potássio, o magnésio e o ferro. Sua riqueza em potássio torna-a uma das frutas frescas mais abundantes nesse mineral, somente o abacate e a tâmara superam a banana em potássio. Os dois tipos de fibra vegetal, solúvel e insolúvel, encontram-se presentes na banana numa quantidade bastante importante, tratando-se de uma fruta: 2,4 g/100 g. Essa fibra contribui para a ação hipocolesterolemiante (que faz descer o nível de colesterol) e suavizante intestinal da banana. A banana contém pequenas quantidades de Seratonina. Essa substância, derivada do aminoácido triptófano, realiza diversas funções no sistema nervoso, como vasodilatação arterial, inibição das sensações dolorosas na medula espinhal e sedação nervosa. No entanto, está em estudo o efeito que as pequenas quantidades de serotonina presentes na banana podem exercer sobre o organismo.

Aplicações medicinais da banana

Afecções cardíacas: A banana é fruta ideal para todos os que sofrem do coração (angina do peito, infarto, arritmias, insuficiência cardíaca) ou do sistema circulatório (hipertensão arterial, arteriosclerose), devido à sua excepcional composição:

-Grande teor em potássio e ausência de sódio: Com 396 mg de potássio e 1 mg de sódio para cada 100 g da parte comestível, a banana apresenta o quociente potássio/sódio mais alto de todas as frutas e hortaliças ( carne, peixe e lácteos contêm muito menos potássio e mais sódio). Uma alimentação rica em potássio e baixa em sódio previne a hipertensão arterial as arritmias, a trombose arterial e o câncer.

-Presenção significativa de vitaminas do grupo B, necessárias para que o músculo do coração produza energia, assim como de magnésio, que diminui o progresso da arteriosclerose e previne o infarto.

-Abundante fibra vegetal que faz baixar o nível de colesterol.

-Pequenas quantidades de serotonina de ação vasodilatadora.

Afecções intestinais: Sozinha ou combinada com maçã, a banana dá muitos bons resultados para aliviar as diarréias, tanto em crianças como em adultos. Também se aconselha seu uso abundante como alimento único, durante alguns dias, em caso de doença celíaca (má absorção intestinal acompanhada de diarréia e desnutrição produzida por alergia ao glúten). Como o milho e o arroz, a banana é alimento ideal para os celíacos.

Artrite úrica e gota: A banana provoca alcalinização do sangue, que contribui para neutralizar e eliminar o excesso de ácido úrico causador da artrite e da gota.

Regime baixo em sódio: Sempre que se desejar adotar uma dieta baixa em sódio, a banana é a fruta ideal, pois fornece calorias, vitaminas e outros minerais. Seu uso é recomendado em casos de cirrose hepática, ascite (acúmulo de líquido no ventre), edemas (retenção de água nos tecidos) de origem cardíaca ou renal, nefrite, nefrose e insuficiência renal.

Diabetes: A banana não é contra indicada para diabéticos, embora os carboidratos em forma de açúcares que fornece devam ser controlados. Diferente dos açúcares refinados (açúcar branco) os da banana são absorvidos mais lentamente. Portanto, não produzem elevação brusca do nível de glicose no sangue.

Tratamento para Conjuntivite

A conjuntivite é, como o próprio nome indica, uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar seqüelas. É normalmente bastante contagiosa.

CAUSAS

Quando a conjuntivite aparece depois do contato com um agente químico, ela é chamada de conjuntivite irritativa. Já aquele tipo causado por pó ou perfume recebe o nome de alérgica. As duas variações da doença provocam principalmente vermelhidão e coceira, e não são transmitidas por contato. Ela pode ser ainda viral ou bacteriana, em geral mais graves e podendo ser transmitidas por contato. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.

A contaminação do olho com bactérias ou vírus, se dá por transmissão dos mesmos pelas mãos (por manipulação do olho), por toalhas, cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos) ou uso prolongado de lentes de contato.

Os irritantes causadores de conjuntivite podem ser a poluição do ar, fumaça (cigarro), sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, etc.

Alguns indivíduos apresentam conjuntivite alérgica (sazonal), devido à alergia, principalmente a pólen e perfumes em spray.

SINTOMAS

Caracteriza-se por uma hiperémia dos vasos sanguíneos da conjuntiva, prurido, sensação de desconforto e por vezes dor

Os principais sintomas da conjuntivite são:

Olhos vermelhos e lacrimejantes
Pálpebras inchadas
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos
Secreção

Para prevenir o contágio tome as seguintes precauções:

Evitar aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes
Lavar com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos patogênicos
Não coçar os olhos
Aumentar a freqüência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos
Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise
Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza

Tratamento

Lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.

Alface - Chá dos talos. Lavar os olhos com o chá morno.
Cenoura - Suco puro. Lavar os olhos e fazer compressa com o suco morno.
Arruda - Macerar as folhas e deixá-las de molho durante 4 horas. Lavar os olhos com a água de arruda.
Camomila - Chá das folhas. Lavar os olhos com o chá morno.

Tratamento para Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica que se manifesta regularmente uma vez por semana ou a cada 15 dias. Pode ter como causa Alergias, Amigdalite, estresse, erros alimentares, uso de bebidas alcoólicas, disturbios menstruais, etc. Às vezes a enxaqueca vem acompanhada de náusea, mal estar geral, perturbações visuais, zumbido nos ouvidos, dormência nas extremidades e depressão mental. Evite alimentos gordurosos e gelados. Suspenda o uso de bebidas alcoólicas. Para combater o estresse e o sedentarismo, causadores de enxaqueca, faça caminhadas matinais ao ar livre e outros exercícios físicos moderados, tendo o cuidado de conferir periodicamente a pressão arterial. Adote alimentação natural composta de legumes e vegetais crus e frutas frescas da época.

Aplicações medicinais:

Abacate - Compressa na fronte com chá das folhas do abacateiro.
Laranja - Tomar 250 ml de suco de laranja puro, morno. Acrescentar 10 gotas de própolis.
Lima - Compressa na fronte de folhas de limeira bem amassadas.
Alfazema - Chá das folhas. Tomar 5 xícaras ao dia.
Erva-cidreira - Chá das folhas e raízes. Tomar 5 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

Tratamento para Hipotensão

O mesmo que pressão baixa. A pressão arterial numa pessoa saudável varia entre 12 a 14 (máxima) e 6,5 a 9 (mínima), se a pressão sanguínea do paciente estiver abaixo destas medidas, é considerada baixa.
Aproximadamente 25% das pessoas sofrem hipotensão, causada por infecções agudas, insuficiência cardíaca, nutrição deficiente, hemorragia, traumatismos, carência de potássio etc.
Quando a pressão abaixa muito, o paciente apresenta os seguintes sintomas: tontura, debilidade geral, enjôo, sensação de cansaço, sonolência etc. Identifique o agente responsável pela queda da pressão arterial e use alimentos ricos em potássio abundantemente.

Aplicações medicinais:

Couve - Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã em jejum.
Tomate - Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Coco - Água de coco. Tomar 250 ml, 3 vezes ao dia.
Canela - Chá da casca. Tomar 4 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.
Mel - Tomar 4 colheres diariamente.

Tratamento para Hipertensão

O mesmo que pressão alta. Instala-se o quadro hipertensivo quando a pressão sanguínea nas artérias ultrapassa suas medidas normais, que são 12 a 14 (máximas) e 6,5 a 9 (mínimas). Essa enfermidade geralmente é associada a pessoas idosas, mas ultimamente tem sido diagnosticada em muitos jovens em consequência dos erros alimentares, do alcoolismo, do tabagismo, obesidade, excessos sexuais, esforços físicos exagerados, falta de repouso, sedentarismo, etc.
Pode ser causada também por intoxicação intestinal, doenças do coração, doenças renais, predisposição herditária, aterosclerose, gota, menopausa e sífilis.
Os principais sintomas são: dor de cabeça, memória fraca, insônia, sensação de fadiga, vertingens, sensação de angústia, falta de apetite, dificuldade em digerir os alimentos, extremidades frias, formigamento nas mãos e pés e, nos casos mais graves, ocorrem hemorragias nasais e até cerebrais, paralisias parciais, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo e uremia.

Aplicações medicinais:

Berinjela - Cortar a berinjela em pedaços pequenos e deixá-los de molho durante 4 horas. Tomar 5 xícaras ao dia.
Chuchu - Chá das folhas e brotos. Tomar 5 xícaras ao dia.
Pepino - Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Limão - Suco diluído em água. Tomar 5 vezs ao dia. Não adoçar.
Cabelo de milho, chapéu de couro, cavalinha e quebra pedra - Chá combinado. Tomar 4 xícaras ao dia.
Cidreira, Maracujá - Chá combinado. Tomar 3 xícaras ao dia.
Sete sangrias - Chá usando toda a planta. Tomar 4 xícaras ao dia.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Alimentação e estilo de vida saudáveis para o coração

. Comer ao menos cinco unidades ou porções de fruta fresca ao dia.
. Comer dois ou três pratos de legumes por semana, no mínimo.
. Reduzir o consumo de sal e açúcar.
. Fazer exercício físico, ao menos durante 40 minutos três vezes por semana.
. Comer pelo menos um prato de salada por dia, temperada com azeite de oliva ou óleo de sementes.
. Comer pão e massa integral, em vez de pão branco e massas refinadas.
. Evitar fumo e café.

A dieta à base de frutas, frutas secas oleaginosas, hortaliças, legumes e cereais integrais, preparados de forma simples, é a que dá melhores resultados na prevenção do infarto. As frutas e verduras devem ser a base de uma dieta saudável para o coração, como comprovam pesquisas realizadas em todo o mundo, especialmente na Universidade Forvie Site, de Cambridge (Inglaterra).

Uvas passas


Fornecem pouco menos de 300 calorias e são muito ricas em ferro. Também são ricas em potássio e em fibra vegetal. Seu conteúdo em gordura é quase o mesmo que o das uvas frescas. As vitaminas do complexo B se encontram mais concentradas, mas diminuem a C e a vitamina A praticamente desaparece.
Todo aqueles que tiverem tendência à anemia melhorarão com o consumo habitual de uva durante os meses de verão e outono, e com o de uvas passas o resto do ano.

Afecções hepáticas: Ativa a função de desintoxicação do fígado, aumentando a produção de bílis. A uva também facilita a circulação do sangue no sistema portal, pelo que convém em caso de cirrose e ascite devido à hipertensão portal.

Afecções intestinais: A uva é um laxante suave que combate a prisão de ventre crônica devido à preguiça intestinal. Também equilibra a flora intestinal e evita as putrefações causadas por dieta rica em proteína animal.

Afecções renais: Por sua ação diurética e descongestionante, e por sua composição mineral e carência de proteínas, a uva é muito recomendada em casa de insuficiência renal devido à nefrite, nefrose ou outras causas.

Gota e excesso de ácido úrico: A uva é bom eliminador de ácido úrico nos rins, por sua ação alcalinizante e diurética. O tratamento de uvas e seu consumo habitual são muito recomendáveis aos que sofrem de artrites, aos obesos e a todos aqueles que adotam dieta rica em alimentos cárneos.

Uva








Evita a formação de coágulos nas artérias








A uva constitui um componente essencial da dieta mediterrânea e até de sua cultura. Recentes descobertas científicas atribuem a boa saúde cardíaca dos habitantes do Mediterrâneo precisamente a algumas das substâncias presentes na uva.

Propriedades e indicações: dois tipos de nutrientes destacam-se na composição da uva: os açúcares e as vitaminas do complexo B, por outro lado, a uva fornece poucas proteínas e gorduras. Ainda que em pequena quantidade, as proteínas (0,67%) contém todos os aminoácidos essenciais. Os minerais estão presentes em quantidades moderadas. Os componentes da uva que merecem menção especial são:

-Açúcares: Uvas de regiões frias costumam ter menos açúcares, enquanto as cultivadas em terrenos cálidos e secos são mais doces.

-Vitaminas: Com 0,11 mg/100g de vitamina B6, a uva é uma das frutas frescas mais ricas nessa vitamina, superada apenas pelas frutas tropicais como o abacate, a banana, a fruta-do-conde, a goiaba ou a manga. As vitaminas B1,B6 e B3 também estão presentes em quantidades superiores à maioria das frutas frescas. Essas vitaminas têm, entre outras, a função de metabolizar os açúcares, facilitando para que as células possam queimá-los quimicamente e aproveitar sua energia. A natureza dá, assim, mais uma mostra de desígnio inteligente, ao proporcionar grande quantidade de açúcares na uva, juntamente com as vitaminas necessárias para seu aproveitamento energético. A uva também contém quantidades bastante significativas de provitamina A, de vitamina C e de vitamina E.

Minerais: O potássio, o cobre o ferro são os minerais mais abundantes na uva, ainda que também contenha cálcio, fósforo e magnésio.

Fibra: A uva contém aproximadamente 1% de fibra vegetal solúvel, quantidade relativamente importante tratando-se de fruta fresca.

Ácidos orgânicos: São os responsáveis pelo sabor ligeiramente ácido da uva. Esses ácidos exercem uma ação paradoxal no sangue, produzindo alcalinização. A alcalinização do sangue e da urina facilita a eliminação dos resíduos metabólicos, que em sua maior parte são de tipo ácido, como o ácido úrico.

As principais indicações da uva são:
Afecções cardíacas em geral: A uva é recomendável em tdoas as afecções cardíacas pelos seguintes motivos:
-Aporta energia em forma de açúcar simples, que o músculo cardíaco utiliza para contrair-se. Embora a principal fonte de energia para o coração sejam os ácidos graxos, esse órgão também utiliza a glicose. -A uva é rica em potássio e também contém cálcio e magnésio, minerais intervém nas contrações cardíacas. -A uva não contém sódio nem gordura saturada, os dois principais inimigos do sistema cardiovascular.

Afecções das artérias coronárias: Pesquisas realizadas com a uva e seu suco mostram que ambos são capazes de dilatar as artérias, possibilitando a circulação mais fluída do sangue, sem que se formem coágulos, e impedir que o colesterol se deposite nas paredes das artérias. Não se pode esperarmais de um alimento protetor do coração e do sistema circulatório. O vinho tino também exerce essas mesmas ações devido a conservar parte das substâncias ativas presentes na uva. Mas apresenta incovenientes em relação à uva e seu suco: contém apenas açúcares e vitaminas e uma substância tóxica, o álcool etílico, que necessariamente o organismo precisa eliminar do sangue, queimando-o no fígado.

Trombose: A tendência do sangue a formar coágulos dentro das artérias ou veias pode ser reduzida com o consumo de uva, suco ou uvas passas, Isto é especialmente importante para quem tenha sofrido acidente vascular cerebral, ou esteja em situação de risco. Anemia por falta de ferro: A uva é uma das frutas frescas mais ricas em ferro. A uva passa, como está mais concentrada, é ainda mais rica em ferro, superando a carne de carneiro.

Ervilha










Amiga do coração










As ervilhas, complementadas opcionalmente com milho ou outro cereal, são um elemento ideal para os que sofrem do coração.


Propriedade e indicações: As ervilhas cruas contém 78,98 % de água. Há vários nutrientes que se destacam na ervilha:
- Carboidratos: Contém 9,36%. Quantidade significativa, ainda que inferior à da batata (16,4%0. Em sua maioria são constituídos por amido, com uma pequena proporção de sacarose.
-Proteínas: Com os seus 5,42%, supera a batata (2,07%) e se aproxima de cereais como o arroz (6,61%), ainda que esteja longe de outras leguminosas com o feijão (23,4%). As proteínas da ervilha são bastante completas, ainda que tenham carência relativa do aminoácido essencial metiontina e escesso de lisina. Pelo contrário, os cereais têm metionina de sobra, mas lhes falta lisina. Por isso, a combinação de ervilhas e cereais proporciona todos os aminoácidos necessários para o organismo produzir suas proteínas.
-Vitamina B: 100 gramas de ervilha fornecem 0,266 mg de vitamina B, o que supre 18% das necessidades diárias de um adulto. A ervilha é boa fonte de vitamina B2 e B6, niacina e folatos, todas elas necessárias para o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso.
-Vitamina C: As ervilhas fornecem 40 mg para cada 100 g, quase tanto como o limão (53 mg).
As ervilhas também são boa fonte de ferro (1,47 mg/100 g), magnésio, zinco e fibra, e fornecem quantidades significativas de provitamina A (betacaroteno), e vitamina E. Por tudo isso, são recomendáveis especialmente nos seguintes casos:
-Afecções cardíacas: As ervilhas praticamente carecem de gorduras e sódio, duas substâncias que, em excesso, são inimigas do coração. As ervilhas se ajustam muito bem à dieta dos que sofrem de insuficiência cardíaca, lesões das válvulas, miocardipatias (degeneração do músculo cardíaco) e de angina ou infarto.
-Transtornos do sistema nervoso: As ervilhas são ricas em vitaminas do grupo B e em minerais necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso. São apropriadas em casos de debilidade nervosa, neurastenia, irritabilidade, depressão, insônia e outros transtornos funcionais.
-Gravidez e lactação: Por sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais, as ervilhas são recomendáveis para mulheres grávidas e que amamentam. Também são ricas em folatos, que evitam as malformações do sistema nervoso no feto.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nozes








Reduzem o nível de colesterol sanguíneo










As nozes constituem um elemento muito recomendável para os que sofrem de cardiopatias(doenças do coração), por três motivos fundamentais:

1. Por sua riqueza em ácidos graxos: esses constituem a fonte primária de energia para as células do coração, diferentemente de outras células, entre elas os neurônios, que utilizam a glicose como combustível principal. Pode-se dizer que o coração funciona à base de ácidos graxos e, por isso, as nozes fornecem abundante energia para o funcionamento do coração.

2. Por seu conteúdo em vitamina B, que apesar de ser moderado é suficiente para contribuir para que todos os músculos, inclusive o cardíaco, funcionem adequadamente.

3. Por reduzir o nível de colesterol sanguíneo, contribuindo assim para que não se depositem nas paredes das artérias, obstruindo-as. Quanto menos colesterol no sangue, menor é o risco de arteriosclerose ( obstrução das artérias) e o sangue circula melhor.
Por essas três razões, as nozes são boas amigas do coração, o seu consumo regular convém a todos aqueles que sofrem de insuficiência cardíaca por qualquer causa, desde angina do peito até risco de infarto. Recomenda-se seu uso, especialmente, a quem tenha sofrido infarto do miocárdioe se encontre em fase de reabilitação. Para que as nozes reduzam o colesterol e não provoquem obesidade, seu consumo deve substituir o de outros alimentos ricos em calorias (margarinas, manteiga, embutidos).

Brócolis


Descongestiona o sistema circulatório

Todas as hortaliças e verduras, especialmente as da família das crucíferas, fornecem elementos fitoquímicos que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer.
O brócolis destaca-se nesse grupo por ser muito rico em proteínas, em cálcio, provitamina A (beta-caroteno) e vitamina C. Também é rico em potássio, tem baixo teor de sódio e elementos fitoquímicos sulfurados de ação anticancerígena.
Pelo escasso aporte calórico, por carecer praticamente de gorduras e principalmente por sua ótima relação entre os minerais sódio e potássio, o brócolis é o alimento adequado para os que sofrem de insuficiência cardíaca. Favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos, descongestionando o sistema circulatório e o coração.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Repolho


O repolho é uma dos vegetais mais antigos usado na alimentação e continua sem um alimento barato e popular. Repolho era conhecido pelos antigos gregos e romanos, tendo importância medicinal. Repolho é uma ótima fonte de vitamina C e contém quantidades significativas de glutamina, um aminoácio que tem propriedades anti-inflamatórias.O repolho protege o fígado, antibiótico e combate a dor muscular.

Salsão


O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras, substâncias importantes para o bom funcionamento do intestino e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue. Pela pouca quantidade de calorias, é recomendado para dietas de emagrecimento. O salsão possui, também, propriedades medicinais. Age como antioxidante, evitando a destruição de células, e é usado como um alimento digestivo, refrescante. O salsão é diurético, antialérgico e dissolve a gordura.

Espinafre


O espinafre ou seu suco é são utilizados nos casos de anemia, prisão de ventre, insuficiência funcional das glândulas digestivas.

Goiaba


Os brotos da goiabeira, cozidos, são na prática caseira, adequados nos casos de diarréias. As folhas podem ser empregadas, contra os inchaços das pernas.

Couve















O suco da couve é ótimo para tratamentos de úlceras do estômago. O suco deve ser extraído de forma crua, e tomar um litro durante o dia. O suco cru é eficaz como remédio contra as lombrigas, nomeadamente nas parasitasses intestinais infantis.

Alcachofra


Empregada nas dietas funcionais e orgânicas do fígado, vesícula biliar, em todas as doenças dos órgãos do aparelho digestivo.

Tomate


Tratamento e prevenção do câncer de bexiga, mama e próstata, reduz o colesterol e é antioxidante.















Os tomates são a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

Uva
















O suco é aplicado tradicionalmente para a depuração do sangue. O regime a base de uvas é excelente para doentes do estômago, fígado, intestinos e circulação do sangue. Anticoagulante, reduz o colesterol, estimula o coração.

Morango







Uma dieta de morangos é eficaz para a prisão de ventre, hemorróidas, estase na circulação, reumatismo articular e gota, doenças dos rins, perturbações circulatórias.

Melancia


A melancia é muito diurética e levemente laxante. É aconselhável seu uso nos casos de obstruções renais. Mas pode ser usada também, contra o reumatismo, artrite, acidez estomacal, dispepsia, enfermidades dos rins e da bexiga.

Manga


É recomendável em caso de bronquites, escorbuto, sendo também depurativa do sangue. É aconselhável comer manga em jejum pela manhã, para combater a acidez e outras enfermidades do estômago.

Mamão


O mamão é considerado uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, tanto pelo seu valor medicinal. O mamão maduro é laxante, diurético, digestivo, é o mais poderoso digestivo que se conhece. As sementes são um excelente vermífugo e eficazes contra a tuberculose. As folhas são próprias para um chá digestivo. As raízes, em decocção, constituem em tônico para os nervos, sendo também remédio para as hemorragias renais.

Jaca


Importante no combate a tosse de qualquer natureza. Os caroços combatem os transtornos intestinais. A raíz tem propriedades antiasmáticas. E a casca combate a diarréia.

Caqui


Para dores e câimbras, comer dois ou três caquis por dia. É importante para os desnutridos, os tuberculosos, os anêmicos e descalcificados. Em casos de enfermidade das vias respiratórias, catarros da bexiga e transtornos intestinais.

Amora


As folhas da amoreira têm qualidades antidiarréicas e antinflamatórias. O emprego de infusões nos casos de irritações catarrais e inflamações do intestino grosso e hemorróidas e inflamação nas gengivas.

Abacate


Prisão de ventre, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções da pele, do fígado. As cascas são vermífugas, sendo também adequadas para o tratamento de hemorragias, disenterias. O chá das folhas, por sua vez, é excelente diurético, sendo também eficaz nos seguintes casos: nevralgias, dor de cabeça, catarro, bronquite diarréia, afecção da garganta, cansaço, rouquidão e tosse disenteria.

Romã


A casca da romã é utilizada em caso de diarréias, o invólucro da raiz e do tronco é utilizado contra vermes, até as tênias intestinais.

Pêssego


Antiosidante, anticoagulante, estimula o funcionamento da insulina, eficaz no tratamento da asma. O consumo de pêssegos é necessário para os doentes do coração, sendo também um bom remédio contra a gota, drenam os canais hepáticos e biliares, são de grande valor na prisão de ventre crônica e exercem uma ação favorável nas inflamações dos rins.

Pêra


Pelo elevado excesso de potássio e falta de sal, a pêra torna-se muito apropriada para eliminar os inchaços dermatosos nos doentes do aparelho circulatório e rins. Excelente e muito eficaz nos tratamentos de eliminação de gorduras.

Maracujá


Os maracujás são soníferos e calmantes naturais.

Maçã


Previne doenças cardiovasculares, antibiótico, antinflamatório, fortalece artérias e veias, diurético, anestésico, expectorante.

Lima


Combate as úlceras gástricas, acidez gástrica e afecções renais. Ajuda a combater o escorbuto em virtude de seu elevado teor de vitamina C. Tomar o suco pela manhã é aconselhável no caso de dermatoses decorrentes das impurezas sanguíneas. É ainda excelente contra infecções, a neurite, a pelagra, o raquitismo. Para enxaqueca usa-se as folhas da limeira, quando aplicada em cataplasmas, junto às têmporas.

Limão e Laranja



Reduz o colesterol, ajuda a prevenir o câncer de cólon, mama e pulmão.

Figo


O figo é um dos melhores remédios para curar prisão de ventre, regular o fluxo biliar e como meio facilitador das secreções.

Damasco


Para carência de vitamina A, pois tem um excepcional conteúdo desta vitamina, assim como nas alterações da pele e das mucosas, infecções cutâneas, na cegueira noturna e nos períodos de gestação e da lactância, e ainda na convalescência de doenças graves, especialmente de origem infecciosa, assim como nos processos de cura lenta, inapetência, fraqueza, anomalias do crescimento, nas alterações da menstruação e na debilidade dos órgãos femininos.

Cidra


Para dor de cabeça, mediante a aplicação da casca fresca, em rodelas aplicadas à testa, prisão de ventre, por meio do infuso das sementes com pétalas de rosa comum, perturbação do aparelho digestivo, como indigestão, inapetência, flatulência, mediante a ingestão de uma xícara infuso de casca seca de cidra, em jejum. Bochechos com suco de cidra são aconselháveis contra as aftas.

Cereja


É usada na prisão de ventre, deficiências na nutrição pelo excessivo consumo de farinha branca, açúcar refinado, carnes e especiarias. Para a obesidade deve-se submeter-se a uma dieta total de cerejas.

Caju


Combate os catarros crônicos e a icterícia. O Caju tem efeito sudorífico, depurativo e antisifílico, diurético e antidispéptico.

Banana


A boa digestibilidade, a fácil absorção da sacarose, o abundante conteúdo em vitamina C, rica em potássio, transformam-na num excelente alimento para doentes graves, febris e subalimentados, para os desportistas, operários braçais e para pessoas idosas com pouco apetite e formação insuficiente de suco gástrico. Possui também grande eficácia para diarréia, transtornos agudos digestivos e inflamações do intestino grosso.